Receita Deliciosa de curau de milho cremoso – Festa Junina

Sobremesas

Obrigado

Curau de milho

Festa junina é uma das minhas festividades favoritas, e isso se deve ao fato de ter sempre muita comida deliciosa.
Por aqui você encontra diversas dessas receitas para deixar o seu São João ainda mais especial , como a nossa receita de maçã do amor
Já que estamos falando de festa junina, vamos falar de um dos meus doces preferidos: curau cremoso.

Então a primeira vez que vi a receita de curau, eu quase desisti, era um grau de dificuldade muito alto e o custo também. Usei espiga de milho, creme de leite fresco, entre outros produtos que além de encarecer, tornavam a receita cheia de regras e muito demorada.
Essa primeira receita ficou uma delícia ? Ficou sim, mas eu decidi que ia testar, até chegar em uma receita que fosse fácil, deliciosa e com um custo menor.
Depois de muito testar eu cheguei nessa, que na minha nada humilde opinião, é a melhor e mais fácil receita de curau cremoso de todos.

Prepara o seu coração porque eu juro : tão fácil e deliciosa que você vai querer fazer sempre.

Receita Curau de milho cremoso

Grau de dificuldade: é difícil, uuuuuu, é mentira Ahhhhh !

Rendimento: 8 potes de 140ml

Ingredientes:

  • 2 latas de milho cozido
  • 1 litro de leite
  • 395gr de leite condensado
  • Noz moscada em pó a gosto
  • Cravo em Pó a gosto
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

  • Primeiramente retire toda a água do milho cozido e coloque no liquidificador junto com o leite e bata por 3 minutos em velocidade média.
  • Em seguida peneire a mistura.
  • Então Coloque a mistura em uma panela e adicione o leite condensado.
  • Em fogo médio mexa bem até ferver.
mexendo o curau de milho
  • Quando ferver, acrescente os condimentos e continue mexendo por 3 minutos .
  • Separe em pequenos potinhos e está pronto

Dicas de ouro – Curau de milho

  • Se você quiser testar essa receita com milho fresco, o de espiga mesmo, pode seguir a mesma receita, porém tome muito cuidado na hora de ralar o milho na espiga, não corte ou ralé muito próximo da parte branca da espiga, pois essa parte do milho na receita, vai amargar.
    Eu sei que é difícil acreditar, mas é imperceptível a diferença do milho de lata ou milho congelado para a espiga, no meu ponto de vista, não vale a pena fazer com a espiga.
  • Se você quiser fazer essa receita de um jeito mais tradicional, você pode substituir o leite condensado por 250gr ( ou uma xícara) de açúcar.
    Se voce quiser ousar muito, você pode caramelizar o açúcar antes de colocar parte da mistura, a cor dele vai mudar e ficar um amarelo mais escuro, porém o caramelado do açúcar, vai deixar seu curau ainda mais especial.
  • Então cuidado com as especiarias, principalmente com o cravo, uma só pitada de cada um deles é o bastante para temperar o seu curau.
    Existe no mercado um mix de especiarias maravilhoso da Br Spice , segredo de expert para bolos e doces ( eu uso até em carnes de tão maravilhoso que é) duas pitadinha dele e pronto, fica maravilhoso.
  • Tem que mexer em todo o processo de cozimento, o curau gruda no fundo de uma forma absurda, se você não mexer, além do risco de queimar, você corre o risco de ter de deixar sua panela durante horas de molho.
delicioso curau de milho cremoso, receita mais facil da internet

Curiosidades e Origem do Curau de milho

O curau de milho é uma sobremesa típica da culinária brasileira, especialmente popular durante as festas juninas. Aqui estão algumas curiosidades sobre o curau de milho:

  • Origem: O curau de milho tem origem indígena, sendo uma adaptação dos índios brasileiros ao utilizar o milho como ingrediente principal na preparação de alimentos.
  • Festas juninas: Durante as festas juninas no Brasil, uma celebração que acontece em junho e é marcada por danças, músicas e pratos típicos, as pessoas tradicionalmente servem o curau de milho.
  • Variações regionais: As diferentes regiões do Brasil podem variar a receita e o modo de preparo do curau de milho. Algumas versões incluem ingredientes como leite condensado, coco ralado ou até mesmo adicionam outras frutas, como abóbora.
  • Consistência: O curau de milho tem uma textura cremosa e suave, semelhante a um pudim. Isso é alcançado pelo processo de cozinhar o milho com leite e açúcar até obter uma mistura espessa.
  • Sabores adicionais: Além da versão tradicional, algumas pessoas gostam de adicionar sabores extras ao curau de milho, como baunilha, canela em pó, cravo ou até mesmo uma pitada de sal para realçar o sabor.
  • Consumo quente ou frio: Você pode servir o curau quente ou refrigerado as duas maneiras ficam uma delicia.
  • Outras utilizações: Então além de consumir o curau de milho como sobremesa, as pessoas também podem utilizá-lo como recheio para bolos, tortas e outros doces, adicionando sabor e textura.

Perguntas frequentes

o que é curau ?

O curau é uma sobremesa feita à base de milho verde, leite e açúcar.

o que é curau de milho ?

O curau de milho é uma sobremesa feita com milho verde, leite, açúcar e outros ingredientes, podendo ser consumido quente ou frio.

como fazer curau de milho em lata ?

Retire toda a água do milho cozido e coloque no liquidificador junto com o leite e bata por 3 minutos em velocidade média.

como fazer curau de milho no liquidificador ?

Retire toda a água do milho cozido e coloque no liquidificador junto com o leite e bata por 3 minutos em velocidade média.

como engrossar curau de milho ?

Para engrossar o curau de milho, você pode adicionar um pouco de amido de milho dissolvido em água fria à mistura durante o processo de cozimento, mexendo constantemente até atingir a consistência desejada.

LEIA TAMBÉM:

VENHA FAZER PARTE DO NOSSO GRUPO DE RECEITAS

ESTAMOS NO PINTEREST

Espero que tenha gostado.

Com amor

Nate

Posts

MAIS ARTIGOS COMO ESTE!