Como fazer Macaron

Sobremesas

Obrigado

Macaron já ouviu falar ?

Não é macarronada Judite, é um docinho que muita gente fala que é francês, muita gente fala que é italiano, mas a única certeza que temos é que quando bem executado fica maravilhoso!

Se você nunca provou é sabor difícil de explicar, mas eu vou tentar.

Como é feito:

Ele é feito com farinha de amêndoas, e a base dele lembra um suspiro, a consistência é próxima a isso, mas ele tem uma casquinha crocante e um recheio macio e parece um chicletinho.

Esta foi uma das receitas que eu mais sofri e demorei para aprender de fato, são muitos os detalhes e eu vou passar todos eles para você não sofrer tudo que eu sofri.

Importante:

Antes de fazer o Macaron você precisa entender que esse docinho não gosta nem de umidade, nem de alta temperatura e nem de gordura, por esse motivo alguns passos são essenciais para ele não desandar.

Formando a saia do Macaron!

Primeiramente vamos falar sobre umidade. O Macaron para formar a saia ( aquele “babadinho” que forma na parte de baixo dele) precisa formar uma casquinha antes de ir ao forno, só que para essa casquinha formar  ele precisa secar, se o tempo está úmido, se é um dia chuvoso ou se você mora no litoral , isso se torna mais difícil.

Mas basta ter paciência e esperar a casquinha se formar, a ponto de você relar delicadamente no Macaron e ele não sujar seu dedo.

Macaron odeia gordura

Ele também é um doce que não aceita gordura, nem traços de gordura.

Então sempre que for preparar sua receita todos os utensílios devem ser higienizados com álcool 70%, desde a colher , até onde for bater a massa.

As vezes você pode achar que o utensílio está limpo e não precisa, mas meu conselho é de não arriscar.

Uma bucha que você lavou uma panela de brigadeiros e depois lavou uma espátula, ja pode ter traço suficiente para desandar sua receita.

Outra grande dificuldade é que o Macaron não aceita ser assado em alta temperatura e normalmente os fogões comuns tem a temperatura mínima de 180°, isso faz com que o Macaron rache e até mesmo fique queimado por fora e cru por dentro.

Para resolver isso, caso tenha um forno elétrico indico que asse ele em aproximadamente 100°, se não tiver, você precisa deixar a porta do forno entreaberta, para isso você pode usar uma colher de pau para ficar entre o forno e a porta impedindo que ela se feche.

Com essas 3 dicas e a receita fácil que vou passar a seguir, você tem tudo para fazer o Macaron perfeito

Receita Macaron

Grau de dificuldade: segura na mão de Deus e vai.

Rendimento: 40 macarons

Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes:

  • 3 claras de ovos
  • 1/4 de açúcar refinado
  • 1 e 1/4 xícara de glaçucar
  • 110gr de farinha de amêndoa

Modo de preparo:

  • Bata as claras em neve até dobrar de volume e firmar um pouco, acrescente o açúcar e deixe bater até formar ponto de pico (quando você ao tirar o batedor da batedeira fica um pico no merengue).
  • Se for colorir seu Macaron acrescente corante e bata mais um pouco até misturar.
  • Em uma tigela , peneire o glaçucar e a farinha de amêndoas , com as mãos misture bem as duas, apertando essa mistura.
  • Ligue a batedeira na velocidade mínima e vá adicionando aos poucos a farinha e bata apenas até misturar. Desligue a batedeira e com uma espátula faça movimentos circulares levando a massa para lateral do recipiente. (Veja o vídeo)
  • Então com um saco de confeitar coloque a massa em um silicone ou papel manteiga e deixe desencasar até ao tocar no Macaron, não sujar mais o dedo.
Macaron
  • Leve para assar em for pré aquecido em 100graus por 20 minutos.
  • Então retire do forno e leve para refrigerar por pelo menos 30 minutos.

Prontinho.
Agora é só rechear e se deliciar com seu Macaron.

Macarron Pronto – Resultado

Macarons

Vídeo

VIDEO COMPLETO DE COMO FAZER MACARRON

Dicas de ouro

  • Reforçando: não se esqueça de limpar tudo que for usar na receita com álcool 70% para eliminar traços de gordura.
  • Se tiver forno elétrico deixe assar em 100° se tiver forno convencional deixe em temperatura mínima e coloque uma colher de pau para o forno ficar entreaberto.
  • Não bata demais a massa, misture apenas até ficar homogêneo.
  • Então na hora de misturar o glaçucar e a farinha de amêndoa aperte bem com as mãos, isso muda todo o acabamento do macaron, ele fica bem lisinho.
  • Tem que deixar descansar até formar casquinha, se estiver em dia muito úmido, pode até ligar o forno e deixar ele aberto para ajudar a diminuir a umidade do ambiente.

Espero que gostem.

Com amor

Nate

LEIA TAMBÉM:

Posts

MAIS ARTIGOS COMO ESTE!