Macaron já ouviu falar ?
Não é macarronada Judite, é um docinho que muita gente fala que é francês, muita gente fala que é italiano, mas a única certeza que temos é que quando bem executado fica maravilhoso!
Índice
Se você nunca provou é sabor difícil de explicar, mas eu vou tentar.
Como é feito:
Ele é feito com farinha de amêndoas, e a base dele lembra um suspiro, a consistência é próxima a isso, mas ele tem uma casquinha crocante e um recheio macio e parece um chicletinho.
Esta foi uma das receitas que eu mais sofri e demorei para aprender de fato, são muitos os detalhes e eu vou passar todos eles para você não sofrer tudo que eu sofri.
Importante:
Antes de fazer o Macaron você precisa entender que esse docinho não gosta nem de umidade, nem de alta temperatura e nem de gordura, por esse motivo alguns passos são essenciais para ele não desandar.
Formando a saia do Macaron!
Primeiramente vamos falar sobre umidade. O Macaron para formar a saia ( aquele “babadinho” que forma na parte de baixo dele) precisa formar uma casquinha antes de ir ao forno, só que para essa casquinha formar ele precisa secar, se o tempo está úmido, se é um dia chuvoso ou se você mora no litoral , isso se torna mais difícil.
Mas basta ter paciência e esperar a casquinha se formar, a ponto de você relar delicadamente no Macaron e ele não sujar seu dedo.
Macaron odeia gordura
Ele também é um doce que não aceita gordura, nem traços de gordura.
Então sempre que for preparar sua receita todos os utensílios devem ser higienizados com álcool 70%, desde a colher , até onde for bater a massa.
As vezes você pode achar que o utensílio está limpo e não precisa, mas meu conselho é de não arriscar.
Uma bucha que você lavou uma panela de brigadeiros e depois lavou uma espátula, ja pode ter traço suficiente para desandar sua receita.
Outra grande dificuldade é que o Macaron não aceita ser assado em alta temperatura e normalmente os fogões comuns tem a temperatura mínima de 180°, isso faz com que o Macaron rache e até mesmo fique queimado por fora e cru por dentro.
Para resolver isso, caso tenha um forno elétrico indico que asse ele em aproximadamente 100°, se não tiver, você precisa deixar a porta do forno entreaberta, para isso você pode usar uma colher de pau para ficar entre o forno e a porta impedindo que ela se feche.
Com essas 3 dicas e a receita fácil que vou passar a seguir, você tem tudo para fazer o Macaron perfeito
Receita Macaron
Grau de dificuldade: segura na mão de Deus e vai.
Rendimento: 40 macarons
Tempo de preparo: 2 horas
Ingredientes:
- 3 claras de ovos
- 1/4 de açúcar refinado
- 1 e 1/4 xícara de glaçucar
- 110gr de farinha de amêndoa
Modo de preparo:
- Bata as claras em neve até dobrar de volume e firmar um pouco, acrescente o açúcar e deixe bater até formar ponto de pico (quando você ao tirar o batedor da batedeira fica um pico no merengue).
- Se for colorir seu Macaron acrescente corante e bata mais um pouco até misturar.
- Em uma tigela , peneire o glaçucar e a farinha de amêndoas , com as mãos misture bem as duas, apertando essa mistura.
- Ligue a batedeira na velocidade mínima e vá adicionando aos poucos a farinha e bata apenas até misturar. Desligue a batedeira e com uma espátula faça movimentos circulares levando a massa para lateral do recipiente. (Veja o vídeo)
- Então com um saco de confeitar coloque a massa em um silicone ou papel manteiga e deixe desencasar até ao tocar no Macaron, não sujar mais o dedo.
- Leve para assar em for pré aquecido em 100graus por 20 minutos.
- Então retire do forno e leve para refrigerar por pelo menos 30 minutos.
Prontinho.
Agora é só rechear e se deliciar com seu Macaron.
Macarron Pronto – Resultado
Vídeo
VIDEO COMPLETO DE COMO FAZER MACARRON
Dicas de ouro
- Reforçando: não se esqueça de limpar tudo que for usar na receita com álcool 70% para eliminar traços de gordura.
- Se tiver forno elétrico deixe assar em 100° se tiver forno convencional deixe em temperatura mínima e coloque uma colher de pau para o forno ficar entreaberto.
- Não bata demais a massa, misture apenas até ficar homogêneo.
- Então na hora de misturar o glaçucar e a farinha de amêndoa aperte bem com as mãos, isso muda todo o acabamento do macaron, ele fica bem lisinho.
- Tem que deixar descansar até formar casquinha, se estiver em dia muito úmido, pode até ligar o forno e deixar ele aberto para ajudar a diminuir a umidade do ambiente.
Espero que gostem.
Com amor
Nate
LEIA TAMBÉM: