Risoto Cacio e Pepe
Hoje vou trazer pra vocês uma receita que além de incrível, tem uma base social maravilhosa, o famoso risoto Cacio e Pepe.
Índice
O verdadeiro risoto é feito com arroz arbóreo.
De origem italiana, ele exige um certo cuidado no preparo. Diferente do nosso arroz branco de cada dia, onde basta acrescentar água e deixar lá, o risoto ele exige que seja acrescentado um caldo nele, de pouco a pouco, sempre mexendo, até chegar no ponto perfeito.
Muitas receitas que trago aqui para vocês têm histórias e origens interessantes, mas esse risoto é realmente especial, tanto que quando eu tive conhecimento, deu aquele quentinho no coração.
Risoto – Sua História
Em 20 de maio de 2012 um terrível terremoto atingiu a cidade de Módena, no norte da Itália, e com esse desastre 360 mil peças de queijo Parmigiano-Reggiano foram danificadas, e isso era um grande problema, uma vez que esses queijos são vendidos em peças inteiras e não em pedaços e se não encontrassem uma solução para esse problema, mais de metade dos produtores locais quebrariam e toda a vida econômica local sofreria com isso.
Foi quando Massimo Bottura, chef e proprietário de um renomado restaurante local, considerado o melhor restaurante do mundo pelo ranking “The World’s 50 Best Restaurants” de 2016, criou o famoso Risoto Cacio e Pepe.
Uma receita simples e genial, criada para salvar aquela região.
Ele não apenas criou a receita, como passou ela, com todos os detalhes, para quem quisesse ter acesso.
Não deu outra, o mundo inteiro correu atrás do tal queijo, para poder imitar a receita do ilustre chef e as 360mil peças de queijos foram vendidas em tempo hábil.
Então lembro que quando vi isso ( tem na temporada 1 de Chef’s table disponível na Netflix) eu me apaixonei pela história, graças a esse grande chef, ninguém quebrou, ninguém perdeu o emprego e o mundo inteiro se beneficiou com essa deliciosa receita.
Quem é cliente de longa data vai se lembrar que em nossa loja física a gente chegou a oferecer ele, e era simples: comer e se apaixonar.
Ficou curiosa e com água na boca ?
Receita risoto Cacio e Pepe
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 pratos de risoto
Grau de dificuldade: você consegue
Ingredientes:
- 250gramas ou uma xícara de arroz arbório
- 1 cebola picada
- 3 colheres de manteiga
- 200 gramas de queijo parmesão
- 100 gramas de queijo pecorino
- 1,5 litro de caldo de legumes caseiro (basicamente leve ao fogo uma panela com água e diferentes legumes como cebola, cenoura, salsão, abobrinha e deixe ferver por pelo menos uma hora, depois coe)
- Se não quiser fazer o caldo de legumes caseiro, compre um caldo de legumes de sua preferência e dissolva 2 tabletes em 1 Litro de água
- 1 copo de vinho branco seco
- Pimenta do reino a gosto
- Folhas de manjericão
Modo de Preparo:
- Primeiramente em uma panela funda coloque a água e o caldo de legumes e leve ao fogo. Deixe ferver e reserve.
- Em outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola picada. Acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Coloque o copo de vinho branco e mexa bem até o arroz secar.
- Então com ajuda de uma concha de feijão, vá acrescentando, aos poucos, o caldo e sempre mexendo sempre para soltar o amido do arroz.
- Esse processo dura em média 20 minutos, para saber se está no ponto, retire um grão do risoto e prove se está ao dente
- Quando estiver ao dente, antes de colocar a última concha de caldo de legumes, acrescente os dois queijos ralados e misture muito bem para que os queijos se incorporem ao risoto, por último coloque a última concha de caldo de legumes e mexa até ficar cremoso.
- Na hora de servir, normalmente falo para se colocar pimenta do reino a gosto, mas nesse caso, para ficar bem característico , coloque um pouco mais
- Então decore com as folhinhas de manjericão e pode se deliciar.
Dicas de ouro – Risoto Cacio e Pepe
- Caso você não goste do sabor específico deste risoto Cacio e Pepe, você pode usar a base dele pra outras receitas, por exemplo, o meu risoto de limão siciliano eu uso essa base, porém no momento que seria para adicionar os queijos eu adiciono 1 limão siciliano e meio ( use uma peneira para não cair sementes).
- Ou ainda você pode fazer um risoto de presunto e queijo, alho poró, 4 queijos, seguindo essa mesma lógica.
- Somente os risotos que tem algum tipo de carne, que é necessário refogar e temperar a carne antes de adicionar ao risoto.
- Enfim espero que aproveitem muito essas dicas e se deliciem !
Então ficou com dúvidas ? deixa ai nos comentários ou envie sua dúvida por aqui !
Com amor
Nate.
LEIA TAMBÉM: