Maça do amor ou digo Maça do Terror
Você ama Maçã do amor ? Então vem aqui que vou te dar uma ideia muito legal que além de deliciosa vai deixar seu Halloween mais doce e especial.
Nós já passamos para vocês a receita da tradicional maçã do amor, mas com apenas alguns ajustes é possível transformar ela em uma linda maçã do “terror”.
Índice
Um pouco mais sobre Maça do amor
A maçã do amor é uma invenção brasileira criada em 1959 pela família de Antônio Farre Martínez, quando sua família criou o doce para sobreviver, e deu muito bom !
Inspirado pelos doces caramelizados chineses, eles adaptaram a receita que era feita com uva e abacaxi com maçã, já que era um fruto muito abundante por aqui.
A receita utilizada para galantear as moças da época chegou a ser patenteada, mas mesmo patenteada, até hoje a família optou por não correr atrás e não recebe nada em relação a isso.
Agora vamos ao que interessa ?
Primeiramente vou dar algumas dicas essenciais para que sua maçã do terror fique perfeita.
- Antes de mais nada sua maçã deve estar em temperatura ambiente e seca, se você fizer com a maçã molhada ou gelada, ela pode ficar escorrendo depois, ou até mesmo, pode acontecer de cristalizar toda a calda.
Qual corante usar ?
Cuidado na hora de comprar o corante, pode ser usado tanto o em pó, quanto o em gel, porém se utilizar o corante em gel, ele tem que ser a base de água e não de óleos, corantes a base de óleos são indicados para chocolates e pastas americanas, eles não dissolvem bem na calda e podem estragar sua receita.
Receita Maçã do amor – terror
Grau de dificuldade: “préstençao“, se não desanda.
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 10 maçãs
Ingredientes:
- 10 maçãs gala ou fugi
- 500gr de açúcar
- 250ml de água
- 10 gotas Corante preto
- 1 colher de vinagre
Modo de preparo:
- Em uma panela coloque a água o açúcar o corante e o vinagre, ligue o fogo e não mexa na calda até ela chegar em 145° a 150°.
- Se for colocar apenas um palito de sorvete , aproveite o tempo que a calda está no fogo para já furar as maçãs e reserve.
- Caso queira fazer com um canudo de papel enquanto a calda ferve, com ajuda de um palito de sorvete, fure a maçã onde fica o cabinho em formato de x (ver vídeo).
- Então quando a calda chegar no ponto desligue o fogo, incline levemente a panela de lado e mergulhe as maçãs na calda.
- Coloque para secar em um tapete de silicone ou papel manteiga.
É isso Pessoal Maça do amor prontinha
Dicas de ouro
- Não mecha na calda de forma nenhuma.
- Sempre falo aqui nas minhas receitas, calda de açúcar com água, não se meche, ela pode cristalizar.
- Utilize um termômetro agulha ou termômetro de calda, o termômetro a laser tem uma variação de até 5° em relação a eles e esse tanto de temperatura pode ser o bastante pra sua receita desandar.
- Eu gosto muito de trabalhar com a temperatura da maçã entre 145° e 152°. Quando é para durar mais tempo, uns 3 dias, eu deixo em 152°, a calda fica mais estável.
- Nunca deixe passar de 155° pois fica muito próximo do ponto de carbonização da calda.
- Então cuidado para não se queimar, se estiver insegura em relação ao canudo de papel, coloque junto um cabinho de sorvete (picolé), que ele vai continuar lindo e seguro.
Vídeo
Espero que gostem.
Com amor
Nate
LEIA TAMBÉM: