Massa podre
Sabe aquela massa deliciosa que derrete na boca ? Sabe aquela massa de empada, torta de frango, torta de morango, torta de limão?
Então é esse receita que vou te passar hoje e se prepara, é tão fácil que você vai se perguntar: Por que Nunca fiz isso antes ?
Para começar vamos falar um pouco sobre essa maravilha.
Paté Brisée, essa deliciosa massa francesa, popularmente chamada de “massa podre” aqui no Brasil, surgiu de um maravilhoso erro, onde um padeiro francês tentou inovar criando uma nova massa apenas com trigo e manteiga e deu “ tudo errado”, a massa não deu a liga que ele esperava e aí para não perder toda a receita ele decidiu abrir a massa em uma forma de bolo e assar pra ver o que acontecia e aí gente que se não fosse a curiosidade ou o fato dele ser mão de vaca mesmo a gente não teria essa maravilha.
Aqui no Brasil – Massa podre
Então essa massa é chamada de: massa podre apenas no Brasil, muito pouco se sabe sobre a origem desse nome nada justo, alguns dizem que é pelo fato dela ser quebradiça, outros acreditam que é porque antigamente ela era feita em larga escala e mesmo sem refrigeração ela aguentava mais tempo que as massas comuns e aí os próprios padeiros e confeiteiros falavam para pegar a massa que deveria estar podre (mas não estava).
Enfim, não importa porque ela tem esse nome, só sei dizer que de podre ela não tem nada e com essa receita que eu vou te passar, não vai ter como errar.
Massa Podre / Paté Brisée
- Rendimento: 1 torta de 25 cm ou duas quiches
- Tempo de preparo: 5 minutos
- Tempo no forno :
– 40 minutos a 150º para recheios mais líquidos ( quiches).
– 25 minutos a 180º para recheios cremosos.
– 15 minutos a 180º sem recheio
Ingredientes:
- 01 ovo médio
- 500gr ou 2 xícaras de farinha
- 250gr ou 1 xícara de margarina com sal
- 01 Pedra de gelo
Modo de Preparo:
- Em uma vasilha funda coloque a farinha e com a mão faça tipo um furo no meio e então acrescente o ovo a farinha e o gelo e misture com as mãos, até desgrudar da mão.
Importante: Se a massa ficar muito seca acrescente um pouco de margarina e misture bem até ela fica sem colar na mão e levemente brilhante.
- Se ela ficar muito mole e pegajosa, acrescente farinha até ficar sem colar na mão e levemente brilhante.
- No fim do processo, o que sobrar da pedrinha de gelo pode descartar.
- Para abrir a massa você pode usar uma folha plástica, caso não tenha, pode ser daqueles saquinhos de mercado utilizados nas feiras.
Não indico o papel filme porque ele é muito mole e fica difícil de abrir.
- Agora Dívida a massa em 2 bolinhas
- Coloque uma folha plástica,por baixo da massa e por cima dessa massa coloque outra folha plástica e abra com um rolo até chegar no tamanho da forma que vai utilizar.
- Então coloque na forma, e use pro fim que desejar. Vai ficar desse jeitinho.
Dicas de ouro – Massa podre – Paté Brisée
- Para tortas, não se esqueça de passar uma gema de ovo por cima para dourar.
- Quiches, asse em banho maria, dessa forma evita que você queime a massa antes do recheio chegar no ponto.
- Para montar bases , como para torta de mousse de limão ou torta de morango, depois de colocar na forma, com ajuda de um garfo, fure a parte de baixo da sua torta para evitar que ela entorte e estufe.
- Outra dica para chegar mais rápido ao ponto da massa use o ovo e farinha em temperatura ambiente e a margarina gelada.
- Lembre- se de usar o gelo, esse é o grande diferencial dessa massa.
Com amor,
Nate.
LEIA TAMBÉM:
- Fricasse de frango desfiado – Uma opção fácil e deliciosa 2023
- A verdadeira receita do fettuccine Alfredo
- Cozinhar com Manteiga ou Margarina ?
VENHA FAZER PARTE DO NOSSO GRUPO DE RECEITAS
ESTAMOS NO PINTEREST
Espero que tenha gostado desta receita de Paté Brisée
Com amor