Espaço Natelie
Nathalia Sanches
O queijo Minas é um dos produtos mais conhecidos da culinária brasileira, originário do estado de Minas Gerais. Com uma longa história e grande diversidade de tipos, esse queijo se tornou uma parte fundamental da cultura alimentar do Brasil
01
A tradição do Minas remonta ao período colonial, quando os colonizadores portugueses trouxeram técnicas de produção de queijo para o Brasil. Com o tempo, essas técnicas se adaptaram ao clima e às condições locais de Minas Gerais, resultando no desenvolvimento de um queijo distinto, conhecido pela sua textura macia e sabor suave.
02
É o tipo mais comum e popular. Tem uma textura macia, úmida e suave, e é frequentemente usado em pratos frescos, como saladas ou acompanhado de frutas e doces.
03
Também conhecido como queijo Minas padrão, é o mais firme e seco dos três tipos. Ele é maturado por mais tempo, dando-lhe um sabor mais forte e uma textura adequada para ralar ou fatiar.
04
Refere-se a uma categoria de queijos que inclui diversas variedades brancas e macias. Pode abranger queijos como queijo cottage, ricota, queijo fresco ou até mesmo alguns queijos de cabra.
05
Ótimo para comer puro ou com frutas, também é usado em saladas, omeletes e sanduíches.
06
Perfeito para ralar em massas, pizzas e pratos gratinados, ou para ser servido com vinhos ou cervejas artesanais.
05
Excelente para receitas como pão de queijo e em pratos quentes, como gratinados e tortas.