◉ 1/2 litro de água ◉ 1kg de açúcar ◉ 1 colher de sopa de corante bordo 1 colher de sopa de vinagre
◉ Coloque todos os ingredientes em uma panela, e leve em fogo alto até chegar em 150• ( se não estiver segura, assim que ferver pode deixar em fogo médio) ◉ Enquanto ela ferve você vai colocar os palitos de sorvete nas maçãs ◉ Quando chegar em 150• desligue o fogo, de leves batidas na panela para liberar um pouco do ar e mergulhe as maçãs. ◉ Coloque as maçãs em papel manteiga ou tapete de silicone ou em uma forma untada com margarina.
◉ 1 litro de cachaça ◉ 1 litro de água ◉ 2 xícaras de açúcar ◉ 4 rodelas de gengibre ◉ 4 cravos-da-índia ◉ 2 paus de canela
◉ Em uma panela, misture a água, o açúcar, o gengibre, os cravos e a canela. ◉ Leve ao fogo médio e deixe ferver por cerca de 15 minutos. ◉ Acrescente a cachaça e cozinhe por mais 5 minutos. ◉ Desligue o fogo e deixe descansar por alguns minutos para que os sabores se misturem. ◉ Coe a bebida e sirva quente em xícaras ou canecas.
◉ 2 xícaras de amendoim sem pele ◉ 1 xícara de açúcar ◉ 1 xícara de açúcar mascavo ◉ 1 xícara de água ◉ 1 colher de sopa de manteiga ◉ 1 pitada de sal
◉ Em uma panela, misture o açúcar, o açúcar mascavo, a água, a manteiga e o sal. ◉ Leve ao fogo médio e mexa até dissolver completamente o açúcar. ◉ Adicione o amendoim e continue mexendo até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela. ◉ Retire do fogo e despeje a mistura em uma superfície untada com manteiga. ◉ Com o auxílio de uma espátula ou colher, espalhe a massa e deixe esfriar. ◉ Quando estiver completamente frio, corte em quadradinhos ou losangos e sirva.
◉ Pamonha ◉ Canjica ◉ Milho verde cozido ◉ Cuzcuz ◉ Paçoca ◉ Pinhão ◉ Bolo de fuba ◉ Quindim ◉ Arroz doce
contexto europeu, as festividades pagãs eram conhecidas como festas solsticiais e eram realizadas para celebrar a colheita e homenagear os deuses da agricultura. Por fim no Brasil, as festas juninas foram trazidas pelos colonizadores portugueses durante o período colonial. A tradição foi influenciada pelos costumes europeus, mas também incorporou elementos das culturas indígenas e africanas presentes no país. Assim, ao longo dos séculos, as festas juninas no Brasil desenvolveram uma identidade única, que combina elementos religiosos, culturais e gastronômicos.