Espaço natelie
Nathalia Sanches
Quando se pensa em um prato que realmente representa a tradição e o sabor do Natal, é impossível não pensar no pernil. Hoje, vamos compartilhar com você uma receita que não só realça o sabor do pernil assado, mas também incorpora o espírito natalino.
– 1 pernil suíno de aproximadamente 5 kg – 4 dentes de alho amassado – 2 cebolas médias picada – Suco de 2 laranja – Suco de 1 limão – 2 folhas de louro – 2 colheres de sopa de azeite – Sal e pimenta-do-reino a gosto – Ervas como alecrim e tomilho, a gosto
01
Comece preparando o pernil suíno para que ele absorva todos os temperos. Faça furos profundos na carne com uma faca afiada e esfregue o alho amassado, sal e pimenta-do-reino. Essa é a base que irá garantir o sabor rico do pernil assado.
02
Em uma tigela grande, misture o suco das laranjas e do limão, o azeite, as cebolas picadas e as ervas escolhidas. Coloque o pernil nesta mistura, adicione as folhas de louro e deixe marinar por 12 horas na geladeira, virando algumas vezes para que o tempero pegue por igual.
03
Retire o da geladeira pelo menos uma hora antes de começar a assar, para que ele chegue à temperatura ambiente. Preaqueça o forno a 180°C. Coloque o pernil na assadeira, despeje a marinada por cima e cubra com papel-alumínio. O tempo de forno será de cerca de 5 horas. O segredo aqui é a paciência para que o pernil se torne aquele assado suculento e macio que todos esperam.
04
Após o tempo de cozimento, retire o papel-alumínio, aumente a temperatura do forno para 220°C e deixe o pernil dourar até formar a crosta crocante e apetitosa que é característica de um pernil assado ideal.
05
Uma vez que esteja corado e com a crosta formada, retire-o do forno e deixe-o descansar por 20 minutos antes de fatiar. Isso permite que os sucos se redistribuam, mantendo cada fatia úmida e saborosa.
06
Com ele assado pronto, sirva-o em uma travessa grande, decorado com ramos de ervas frescas e, se desejar, frutas cítricas para um toque festivo.